O que são afinal as luzes verdes e as luzes vermelhas?
Se não consegue ver o que se passa realmente com o seu filho, não poderá tomar decisões sobre a melhor forma de o/a ajudar. Ser capaz de ver o estado em que a criança está é precisamente o que falta à maioria das pessoas que trabalham com as nossas crianças no espetro do autismo.
Se o seu filho está ligado e envolvido às 2h20m, por exemplo, a abordagem necessária neste caso é completamente diferente de quando o seu filho está encapsulado no seu próprio mundo às 2h35m.
É aqui que as luzes vermelhas e as luzes verdes entram em ação (as quais abordo em profundidade no Capítulo 12: O Quadro Geral: Os ABCs do The Son-RiseProgram, do meu livro “Autism Breakthrough”). As luzes vermelhas dizem-lhe quando é que o seu filho com autismo está ocupado a equilibrar-se a si mesmo e não aguenta receber nova informação/pedido. As luzes verdes dizem-lhe quando é que o cérebro do seu filho está aberto, envolvido e pronto para mais. No The Son-Rise Program unimo-nos aos ismos (estereotipias) da criança, dando à criança todo o controlo e não fazemos pedidos de espécie alguma quando vemos luzes vermelhas. Iniciamos brincadeiras, trabalho de socialização, e desafiamos essa mesma criança quando vemos luzes verdes.
Algumas luzes vermelhas a procurar:
- O seu filho está em ismo (em estereotipia)
- O seu filho não lhe responde nem fala consigo
- O seu filho parece-lhe rígido e controlador
Algumas luzes verdes a procurar:
- O seu filho olha a direito para si
- Quando lhe pede alguma coisa ele responde
- O seu filho parece-lhe flexível (i.e. disposto a mudar ou variar a atividade dele/dela).
Se prestar bem atenção a estas (e outras) luzes vermelhas/verdes, será sempre capaz de utilizar a abordagem que melhor funciona para ele/ela a cada momento!
Não seria espetacular fazê-lo?
Raun K. Kaufman
Diretor da Global Education
Autism Treatment Center of AmericaTM
Autor, Autism Breakthrough
(postado originalmente no perfil do Facebook Vencer Autismo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário