Acordei e enquanto Mateus está amarradão brincando de massinha, abri o Facebook, como sempre faço, e me deparei com um compartilhamento muito interessante, vale a pena repassar. E explico o porquê dessa importância. Com mais ou menos uns 8, 9 meses, o Mateus demonstrava muito pouco interesse em alguns brinquedos, na maioria deles, na verdade, nada o segurava muito tempo. "Ahhhhh mas criança é assim mesmo, isso é da idade, ele é neném" e mais um mil blá blá blás eu ouvi. O próprio pediatra dele, que o conhece desde menos de 1 mês de vida, quando eu disse sobre o diagnóstico, disse que por não ter certeza, não ter contato diário, preferiu não alarmar, e que achava, intimamente, que era TDHA e não autismo.... Enfim, fomos do TDHA a acusados ter dado uma má criação. Hoje, sabemos, nosso filho é um pequeno anjo azul. O nome do que ele tem? Autismo.
MAMÃES E PAPAIS, fiquem atentos, é muito cômodo nós acharmos que é da fase, que vai passar, que não é nada. Se não é "nada", não custa ter certeza. E outra, mãe e pai, quando presentes, quando podem e querem ser presentes, percebem. É aquele sexto-sentido mesmo. Isso pode mudar a história de uma vida. Muitos vão falar - prefiro acreditar que não seja por mal: "nossa, ele é lindo, claro que não é autista", "ele olha nos meus olhos, não tem autismo", "nossa, você mima demais o seu filho, como ele é malcriado" e outras pérolas que temos que ouvir e engolir em formato de sapo tamanho G. Não desanimem, como disse, ir atrás pode mudar a história de uma vida.
Depois de um diagnóstico, vem o segundo capítulo. São aqueles achistas que vão falar - prefiro ainda acreditar que não seja por mal: eles vêem seu filho uma vez aqui e outra acolá, não sabem n-a-d-a de você, da sua luta, do seu dia-a-dia, vão dizer que "isso de seu filho ser autista não existe" - o que é mais cômodo que o muito cômodo que citei anteriormente... que você que não soube educar, impor regras, limites, que você quer seguir a modinha... ahhhhhhh a modinha do autismo fashion week... e que ficou impressionada com a autista da novela - novela essa que você nem assiste, ou com a matéria do Fantástico - quando bemmmm antes do Dr Drauzio Varela nos fazer o favor de colocar aquela série linda, tocante e elucidativa no ar, lindo, amo o Dr Drauzio, e então você quer porque quer que seu filho seja autista. Eis o sapo tamanho GG. Coca-cola bem gelada ajuda a descer melhor. Respire fundo, conte até dez, vinte, trinta, quarenta, cinquenta, setenta, oitentaaaaaa...
*Me desculpem, ou não. Pronto, vamos a matéria, eu precisava desses "parágrafos-desabafo".
CRÉDITOS SÃO DO BLOG SÍNDROME DE ASPERGER - AUTISMO INFANTIL - SAAI
Diferenças entre Síndrome de Asperger e TDAH
As diferenças entre Asperger e TDAH são sutis, mas distinta. Saber diferenciar entre os dois é importante para os pais e os avaliadores.
Síndrome de Asperger e TDAH têm muitas semelhanças superficiais. Ambos podem envolver problemas de comportamentos de desatenção . Na verdade, as crianças com transtornos do espectro do autismo (TEA) são freqüentemente diagnosticados com TDAH antes de um diagnóstico de autismo de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. No entanto, as duas condições não são as mesmas. É importante para os avaliadores serem capazes de fazer um diagnóstico diferencial completo entre TDAH e Asperger. Também é importante que os pais sejam capazes de dizer a diferença em seus próprios filhos que têm ambos os diagnósticos.
ASPERGER E TDAH NA COMUNICAÇÃO
Por definição, Asperger não inclui qualquer atraso significativo na linguagem (em oposição ao autismo). Entretanto, aqueles com Asperger tendem a ter diferenças marcantes na forma como eles usam a linguagem e tendem a ter deficiências de linguagem que não são normalmente encontrados em crianças com inteligência acima da média ou que têm apenas TDAH .
Aqueles com Asperger tendem a ter deficiências na sua compreensão da linguagem não-literal, como gírias ou significados implícitos. Eles também tendem a ser mais detalhados e ter conversas mais unilateral que são movidos por seus próprios tópicos de interesse. Eles têm mais dificuldades para fazer mudanças em conversas ou falar sobre um tema de interesse de outro alguém. Aqueles com Asperger às vezes também exibe menos de inflexão em sua voz.
Em contraste, aqueles com TDAH podem ter interesses que eles gostam de falar e eles podem amar falar, mas suas conversas são mais recíprocas. Eles podem revezar-se de conversação e eles podem mudar de assunto para acomodar os interesses dos outros mais facilmente. Aqueles com TDAH também não tendem a ter deficiências específicas em sua compreensão e uso de linguagem não-literal e falar com tom normal de voz.
DIFERENÇAS DE SOCIALIZAÇÃO COM TDAH E DE ASPERGER
Aqueles com Asperger tendem a ter dificuldade em interpretar comunicação não-verbal e as nuances mais sutis de situações sociais. Por exemplo, eles não podem facilmente distinguir entre os comportamentos que podem ser adequados em um cenário e não em outro, ou eles podem ter dificuldades em interpretar expressões faciais ou posturas dos outros. Em contraste, aqueles com TDAH podem se distrair e não prestar atenção tanto a essas coisas, mas eles entendem e interpretam adequadamente.
Enquanto que aqueles com TDAH pode ser mais impulsivos e menos atento às necessidades de outros, resultando em mais 'maus comportamentos', eles podem facilmente considerar as perspectivas dos outros e eles facilmente participam em mais reciprocidade, ou dupla-face, nas interações sociais. Em contraste, aqueles com Asperger tendem a ser mais excêntricos e unilateral em sua abordagem para os outros. Não é que eles são indiferentes aos outros, mas que eles realmente têm uma dificuldade em considerar a perspectiva dos outros.
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Crianças Asperger e outras informações úteis para o diagnóstico
CONDIÇÕES COMORBIDADE ASPERGER
As dificuldades linguísticas e sociais para as crianças com Asperger tendem a resultar em prevenção de muitas situações sociais. Eles têm um monte de problemas e muitas vezes não entendem o porquê. Muitas situações sociais se tornam de uma forma muito estressante, especialmente com os colegas, e eles podem preferir adultos. Especificamente, é muitas vezes necessário o ensino de habilidades sociais para crianças com autismo . Crianças com TDAH podem ter conflitos de pares por causa de dificuldades de comportamento, no entanto, eles são mais socialmente orientadas.
DIFERENÇAS SENSORIAIS EM ASPERGER E TDAH
Todas as pessoas tendem a ter temas preferenciais de interesses ou atividades. No entanto, para aqueles com síndrome de Asperger, essas coisas muitas vezes pode ser abrangente e ficar no caminho de mais rotinas funcionais. Seus temas preferidos ou atividades também tendem a ter uma qualidade sensorial buscando a eles (muitas vezes visual ou tátil) e incluem a repetição. Eles também podem ser excessivamente sensível a coisas como som e eles tendem a se facilmente sobrecarregados com a entradas sensórias.
Crianças com TDAH costumam responder melhor às experiências que são altamente estimulantes. É por isso que eles podem se sentar por horas jogando um jogo de vídeo game, já enquanto assistem aula n a escola pode ser muito difícil. No entanto, eles tendem a processar a entrada sensorial de um modo típico. Aqueles com TDAH não necessariamente buscam experiências sensoriais de uma forma repetitiva ou excêntrica.
Asperger Vs TDAH
Asperger inclui muitas dificuldades de comunicação, social, e as dificuldades sensoriais que são distintas no TDAH. Enquanto os dois distúrbios podem resultar em dificuldades comportamentais e sociais, é importante para os cuidadores e essencial para os avaliadores olhar além da superfície e distingui-las.
AS AVALIAÇÕES QUE DEVIDAMENTE DIFERENCIAM ENTRE ASPERGER E TDAH PODE LEVAR A INTERVENÇÕES MAIS ADEQUADAS PARA AS CRIANÇAS.
Tradução livre e adaptada.
Referências:
Associação Americana de Psiquiatria. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais Revisão Edição de Texto IV. 2000
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