domingo, 22 de dezembro de 2013

Deficiências de escrita em crianças com síndrome de Asperger

Muito interessante esse texto que uma amiga minha, Débora Reis, compartilhou hoje pela manhã, e que eu compartilho agora com vocês... É a força das Mamães de Autistas, todas juntas e fortes por uma causa azul.

O Mateus ainda não definiu se é canhoto ou destro, e a terapeuta disse que fizesse muitos exercícios para ele fixar mais o lápis, é uma característica também relacionado a "deficiência" da escrita, e no caso dele, acho que mais ao fato dessa indecisão da mão padrão...



Deficiências de escrita em crianças com síndrome de Asperger


Escrito por Lauryn Macy Roberts Traduzido por Débora Sousa


Problemas de caligrafia

Muitas vezes, as crianças com síndrome de Asperger escrevem com movimentos lentos e desajeitados. Problemas com habilidades da motricidade fina e compreensão das relações espaciais podem resultar em uma letra quase ilegível, mesmo para os padrões de outras crianças da mesma idade.

Obsessão por detalhes

Os professores podem notar que os alunos com síndrome de Asperger têm memórias excepcionais, o que pode levá-los a se perder em um mar de detalhes desconexos ao escrever. Eles podem repetir a mesma ideia várias vezes, têm dificuldade para chegar ao ponto central de uma redação ou perdem o controle sobre o tema antes de chegar ao fim.

Concreto contra abstrato

Os alunos com esse transtorno se saem melhor ao escrever uma explicação passo a passo de um processo. Eles têm dificuldade para escrever de forma criativa, desenvolver um enredo ou trabalhar com conceitos abstratos, como por exemplo, "amizade".

Ajuda na sala de aula

A Dra Leslie Carter da American Mental Health Alliance sugere que permitir que os alunos usem o computador para fazer a tarefa de casa faz mais sentido do que tentar melhorar a sua caligrafia. Alunos com Asperger se saem bem com um programa educativo individual para aprender a fazer parágrafos e outras técnicas de composição. Eles também se beneficiam de comentários detalhados e organizados sobre seu trabalho.

FONTE: Deficiências de escrita em crianças com síndrome de Asperger

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

LOBINHO. O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO SOZINHO?

Como tinha falado pela manhã, terça-feira é o dia da "Maratona de Terapias", e hoje, na Tia Juliana, a terapeuta, ele ganhou um presente muito lindo. Ficamos apaixonados. Obrigada Tia Ju!!!! Não só pelo livrinho, mas por esses quase 4 meses de desenvolvimento junto conosco. Aquele Mateuzinho lá trás, no dia 27 de Agosto, e esse Mateuzinho lindo e cada dia mais vitorioso que hoje recebeu esse mimo.

Bem, voltando ao presentinho muito lindo que ele ganhou da Tia Ju: Um livro auxiliar da coordenação motora fina. O que é isso? É o ato de amarrar um sapato, fechar um ziper, abrir um botão, velcro, cadarços, pares, essas coisinhas. "LOBINHO. O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO SOZINHO?" Lindo, amamos livrinhos.  E fica a dica para outras pessoas, não só para crianças com autismo, esse livro é para todas as crianças.




Obrigada, Papai do Céu.

Esse sorriso aqui compensa tudo. tudo. tudo.
Obrigada, Papai do Céu.
É isso, por hoje vou indo.
Terça-feira é dia corrido por aqui, tem a psicoterapeuta e logo depois a fonoaudióloga.


Diferenças entre Síndrome de Asperger e TDAH. Você sabe?

Acordei e enquanto Mateus está amarradão brincando de massinha, abri o Facebook, como sempre faço, e me deparei com um compartilhamento muito interessante, vale a pena repassar. E explico o porquê dessa importância. Com mais ou menos uns 8, 9 meses, o Mateus demonstrava muito pouco interesse em alguns brinquedos, na maioria deles, na verdade, nada o segurava muito tempo. "Ahhhhh mas criança é assim mesmo, isso é da idade, ele é neném" e mais um mil blá blá blás eu ouvi. O próprio pediatra dele, que o conhece desde menos de 1 mês de vida, quando eu disse sobre o diagnóstico, disse que por não ter certeza, não ter contato diário, preferiu não alarmar, e que achava, intimamente, que era TDHA e não autismo.... Enfim, fomos do TDHA a acusados ter dado uma má criação. Hoje, sabemos, nosso filho é um pequeno anjo azul. O nome do que ele tem? Autismo.

MAMÃES E PAPAIS, fiquem atentos, é muito cômodo nós acharmos que é da fase, que vai passar, que não é nada. Se não é "nada", não custa ter certeza. E outra, mãe e pai, quando presentes, quando podem e querem ser presentes, percebem. É aquele sexto-sentido mesmo. Isso pode mudar a história de uma vida. Muitos vão falar - prefiro acreditar que não seja por mal: "nossa, ele é lindo, claro que não é autista", "ele olha nos meus olhos, não tem autismo", "nossa, você mima demais o seu filho, como ele é malcriado" e outras pérolas que temos que ouvir e engolir em formato de sapo tamanho G. Não desanimem, como disse, ir atrás pode mudar a história de uma vida.

Depois de um diagnóstico, vem o segundo capítulo. São aqueles achistas que vão falar - prefiro ainda acreditar que não seja por mal: eles vêem seu filho uma vez aqui e outra acolá, não sabem n-a-d-a de você, da sua luta, do seu dia-a-dia, vão dizer que "isso de seu filho ser autista não existe" - o que é mais cômodo que o muito cômodo que citei anteriormente... que você que não soube educar, impor regras, limites, que você quer seguir a modinha... ahhhhhhh a modinha do autismo fashion week... e que ficou impressionada com a autista da novela - novela essa que você nem assiste, ou com a matéria do Fantástico - quando bemmmm antes do Dr Drauzio Varela nos fazer o favor de colocar aquela série linda, tocante e elucidativa no ar, lindo, amo o Dr Drauzio, e então você quer porque quer que seu filho seja autista. Eis o sapo tamanho GG. Coca-cola bem gelada ajuda a descer melhor. Respire fundo, conte até dez, vinte, trinta, quarenta, cinquenta, setenta, oitentaaaaaa...

*Me desculpem, ou não. Pronto, vamos a matéria, eu precisava desses "parágrafos-desabafo". 


CRÉDITOS SÃO DO BLOG SÍNDROME DE ASPERGER - AUTISMO INFANTIL - SAAI

Diferenças entre Síndrome de Asperger e TDAH

As diferenças entre Asperger e TDAH são sutis, mas distinta. Saber diferenciar entre os dois é importante para os pais e os avaliadores.
Síndrome de Asperger e TDAH  têm muitas semelhanças superficiais. Ambos podem envolver problemas de comportamentos de desatenção . Na verdade, as crianças com transtornos do espectro do autismo (TEA) são freqüentemente diagnosticados com TDAH antes de um diagnóstico de autismo de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. No entanto, as duas condições não são as mesmas. É importante para os avaliadores serem capazes de fazer um diagnóstico diferencial completo entre TDAH e Asperger. Também é importante que os pais sejam capazes de dizer a diferença em seus próprios filhos que têm ambos os diagnósticos.

ASPERGER E TDAH NA COMUNICAÇÃO

Por definição, Asperger não inclui qualquer atraso significativo na linguagem (em oposição ao autismo). Entretanto, aqueles com Asperger tendem a ter diferenças marcantes na forma como eles usam a linguagem e tendem a ter deficiências de linguagem que não são normalmente encontrados em crianças com inteligência acima da média ou que  têm apenas TDAH .
Aqueles com Asperger tendem a ter deficiências na sua compreensão da linguagem não-literal, como gírias ou significados implícitos. Eles também tendem a ser mais detalhados e ter conversas mais unilateral que são movidos por seus próprios tópicos de interesse. Eles têm mais dificuldades para fazer mudanças em conversas ou falar sobre um tema de interesse de outro alguém. Aqueles com Asperger  às vezes também exibe menos de inflexão em sua voz.
Em contraste, aqueles com TDAH podem ter interesses que eles gostam de falar e eles podem amar  falar, mas suas conversas são mais recíprocas. Eles podem revezar-se de conversação e eles podem mudar de assunto para acomodar os interesses dos outros mais facilmente. Aqueles com TDAH também não tendem a ter deficiências específicas em sua compreensão e uso de linguagem não-literal e falar com tom normal de voz.

DIFERENÇAS DE SOCIALIZAÇÃO COM TDAH E DE ASPERGER

Aqueles com Asperger tendem a ter dificuldade em interpretar comunicação não-verbal e as nuances mais sutis de situações sociais. Por exemplo, eles não podem facilmente distinguir entre os comportamentos que podem ser adequados em um cenário e não em outro, ou eles podem ter dificuldades em interpretar expressões faciais ou posturas dos outros. Em contraste, aqueles com TDAH podem se distrair e não prestar atenção tanto a essas coisas, mas eles entendem e interpretam adequadamente.
Enquanto que aqueles com TDAH pode ser mais impulsivos e menos atento às necessidades de outros, resultando em mais 'maus comportamentos', eles podem facilmente considerar as perspectivas dos outros e eles facilmente participam em mais reciprocidade, ou dupla-face, nas interações sociais. Em contraste, aqueles com Asperger tendem a ser mais excêntricos e unilateral em sua abordagem para os outros. Não é que eles são indiferentes aos outros, mas que eles realmente têm uma dificuldade em  considerar a perspectiva dos outros.

MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO

Crianças Asperger e outras informações úteis para o diagnóstico

CONDIÇÕES COMORBIDADE ASPERGER
As dificuldades linguísticas e sociais para as crianças com Asperger tendem a resultar em prevenção de muitas situações sociais. Eles têm um monte de problemas e muitas vezes não entendem o porquê. Muitas situações sociais se tornam de uma forma muito estressante, especialmente com os colegas, e eles podem preferir adultos. Especificamente, é muitas vezes necessário o ensino de habilidades sociais para crianças com autismo . Crianças com TDAH podem ter conflitos de pares por causa de dificuldades de comportamento, no entanto, eles são mais socialmente orientadas.

DIFERENÇAS SENSORIAIS EM ASPERGER E TDAH

Todas as pessoas tendem a ter temas preferenciais de interesses ou atividades. No entanto, para aqueles com síndrome de Asperger, essas coisas muitas vezes pode ser abrangente e ficar no caminho de mais rotinas funcionais. Seus temas preferidos ou atividades também tendem a ter uma qualidade sensorial buscando a eles (muitas vezes visual ou tátil) e incluem a repetição. Eles também podem ser excessivamente sensível a coisas como som e eles tendem a se facilmente sobrecarregados com a entradas sensórias.
Crianças com TDAH costumam responder melhor às experiências que são altamente estimulantes. É por isso que eles podem se sentar por horas jogando um jogo de vídeo game, já enquanto assistem aula n a escola pode ser muito difícil. No entanto, eles tendem a processar a entrada sensorial de um modo típico. Aqueles com TDAH não necessariamente buscam experiências sensoriais de uma forma repetitiva ou excêntrica.

Asperger Vs  TDAH

Asperger inclui muitas dificuldades de comunicação, social, e as dificuldades sensoriais que são distintas no TDAH. Enquanto os dois distúrbios podem resultar em dificuldades comportamentais e sociais, é importante para os cuidadores e essencial para os avaliadores olhar além da superfície e distingui-las.
AS AVALIAÇÕES QUE DEVIDAMENTE DIFERENCIAM ENTRE ASPERGER E TDAH PODE LEVAR A INTERVENÇÕES MAIS ADEQUADAS PARA AS CRIANÇAS.


Tradução livre e adaptada.
Referências:
Associação Americana de Psiquiatria. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais Revisão Edição de Texto IV. 2000
Read more at Suite101: Diferença entre Síndrome de Asperger e TDAH | Suite101.com http://suite101.com/article/difference-between-aspergers-and-adhd-a271552#ixzz1yGMVSPKH